
Dicas de Como Criar um Menu de Cafeteria
Chás, cafés ou chocolates? Se você não sabe o que oferecer, não se preocupe. Neste artigo contaremos como criar o cardápio ideal para sua cafeteria.
Siga as recomendações a seguir para que suas bebidas e preparações se destaquem e sua cafeteria brilhe.
Seu negócio deve ter uma marca que o ajude a se destacar da concorrência. E ao tratar sobre empreendimentos de cafés, um dos principais diferenciais é o cardápio de cafeteria. Cada um deles é criado com um propósito. Se você está pensando em como montá-lo e não sabe por onde começar, ou então quer saber como abrir uma cafeteria, no artigo a seguir você confere conselhos de especialistas da NESTLÉ PROFESSIONAL® para que o seu negócio se destaque.
Primeiramente, você deve ter claro que os preparos que você vai oferecer não devem surgir do nada, pelo contrário, eles são pensados para satisfazer as necessidades do seu cliente ideal. Nesse sentido, identificá-lo é o que vai te permitir para fornecer receitas memoráveis para o seu público.
Como definir o cliente ideal da sua cafeteria?
Conhecer o perfil do cliente ideal é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Pensando nisso, separamos quatro dicas que vão contribuir para o desenvolvimento da sua cafeteria e fazer o seu negócio crescer:
- Para atender seus futuros clientes, é necessário entender o acesso que eles terão às suas instalações, uma vez que a localização tem um papel fundamental na experiência do consumidor.
- Conheça seus concorrentes, analise a fundo o que eles oferecem e como sua proposta difere da deles.
- Verifique se seus produtos realmente têm sabor, formato e qualidade diferenciados em relação à concorrência. Levando isso em consideração, podemos avançar à quarta dica.
- Aqui, você determinará o preço de cada produto. Nesse aspecto, é importante focar em torná-los lucrativos ao seu negócio. Para começar, você pode definir os valores tomando como referência um número médio de clientes atendidos, o número de dias que abrirá a cafeteria por semana, o custo dos ingredientes, a demanda de pedidos e o desempenho destes. Se possível, tenha em mente como é o comportamento do consumidor e mostre a ele que o que você oferece está condizente com o que cobra.Por fim, considere que tipo de ambiente seria mais adequado para sua cafeteria. Pense em como isso afeta a experiência geral do cliente e, com essa premissa em mente, você pode escolher o local onde as mesas devem ficar, as prateleiras ou a maneira como deve ser a distribuição correta do espaço. Lembre-se, o ambiente deve ser agradável, divertido e, na medida do possível, convidativo às pessoas.
Que tipos de bebidas podem ter no seu cardápio?

Embora possa parecer um assunto óbvio, na verdade não é. Conhecer o cenário de bebidas que você tem ao seu alcance o ajudará a elaborar o melhor cardápio, e você descobrirá opções que a concorrência não oferece. Confira algumas ideias criativas para cafeterias e sugestões de diversos tipos de bebidas que atendam a todos os gostos dos seus clientes.
Café
Sem dúvida, o café será o protagonista do lugar. Para que cada um de seus preparos se destaque, prefira escolher produtos de qualidade, ofereça sempre um café feito na hora, para garantir o frescor, e escolha o produto solúvel liofilizado em diferentes sabores e níveis de torra (claro, médio e escuro). Com NESTLÉ PROFESSIONAL ® Você pode encontrar múltiplas variedades para agradar a todos os gostos dos seus clientes e fazer bebidas únicas.
Chá
Aproveite para oferecer variedades de folhas soltas ou chás de ervas em saquinhos. Você também poder seguir com opções clássicas como chá verde, preto e vermelho, ou com bebidas de camomila e menta, que também são muito desejáveis. Outra alternativa são as infusões aromáticas que incluem ervas e pedaços de frutas.
Bebidas com leite ou substitutos
São bebidas que incluem iguarias como chocolates, por exemplo. Nesse caso, é fundamental que tenham uma temperatura adequada, com a camada de espuma perfeita. Além disso, há também os tipos de bebidas que são misturadas com chás ou cafés como latte ou matchas. Nem todos os clientes são tolerantes à lactose, então ofereça opções de leite vegetal (amêndoa, côco, aveia). Com a solução Nature’s Heart®, o Barista tem uma variedade de bebidas vegetais.
Bebidas refrescantes
As cafeterias não estão necessariamente relacionadas a esse tipo de alternativa, mas ter pelo menos três opções de bebidas refrescantes é uma boa ideia. Aproveite as frutas da estação para oferecer sucos, como o clássico de laranja, que é sempre uma boa sugestão pela manhã.
Dicas para criar o melhor cardápio de cafeteria

Agora que você sabe quais são as opções de bebidas mais indicadas para a sua cafeteria, confira algumas recomendações adicionais que você pode seguir para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes. São alguns detalhes que você deve levar em consideração ao planejar as preparações e bebidas que oferecerá:
- Lembre-se que os petiscos também devem fazer parte do seu cardápio. Ofereça petiscos salgados perfeitos para as tardes e ainda, se possível, inclua complementos para demais refeições pela manhã e em horários de almoço. A linha Nestlé Professional® Food é ideal para alavancar suas receitas.
- As variadas sobremesas também serão uma atração em sua cafeteria. Podem ser um pedaço de bolo de chocolate, alguns cupcakes recheados ou uma pequena salada de frutas. Confira as nossas receitas.
- Não opte por muitos preparos. Prefira manter os produtos sempre frescos e garantir a melhor qualidade.
- Classificar o cardápio é muito importante. Não é conveniente colocar todos os artigos em uma única categoria, porque ficará muito confuso e não haverá organização.
- Lembre-se de que o design também é essencial, pois através de seções e cores, o cliente poderá identificar facilmente o que deseja pedir ao entrar em sua cafeteria.
Agora, para obter mais sucesso, siga algumas dicas gerais, como atender às expectativas de cada bebida. Seus clientes esperam cafés quentes, chocolates espumosos e sucos frios. Claro, lembre-se que cuidar das temperaturas é muito importante, assim você evitará queimaduras ou outras situações que possam atrapalhar a experiência.
Além disso, mantenha sempre os melhores padrões de higiene e limpeza. A segurança na preparação dos alimentos é essencial para a saúde de seus clientes. Por fim, não se esqueça que o tempo de espera é outro fator que os clientes irão avaliar: atenda em minutos e com o melhor carisma.
Saiba mais sobre as soluções de Nestlé Professional
Temos certeza de que, seguindo essas dicas, você terá uma cafeteria, pequena ou grande, de muito sucesso com clientes, que voltarão sempre para comprar com você. Se você deseja adquirir os melhores insumos e as máquinas certas para o seu negócio, conte com o portfólio NESTLÉ PROFESSIONAL®. Entre em contato com nossa equipe para mais informações.
Fontes:
https://perfectdailygrind.com/2019/09/how-to-create-a-coffee-shop-food-…
https://coffeeshophub.com/8-steps-for-developing-a-solid-menu-for-your-…
https://muskyak.com/cafe-menu-design-tips/