Programa social da Nestlé transforma jovens em especialistas em café e os capacita para se tornarem baristas profissionais
O programa Nestlé Futuros Baristas tem o objetivo de capacitar jovens para o mercado de cafés; ao todo, 103 alunos foram certificados no curso.
“Nosso foco é gerar empregabilidade no mercado de cafés, e a capacitação é um meio para isso”. Foi assim que Leonardo Tauil, gerente executivo de marketing de cafés de Nestlé Professional, definiu o propósito do Nestlé Futuros Baristas, um programa social que incentiva jovens de baixa renda a terem uma carreira de sucesso neste mercado como especialistas em café.
O programa é promovido por Nestlé Professional, e chegou à sua segunda edição. Na última quinta-feira (23 de novembro), aconteceu a cerimônia de formatura dos futuros baristas. Ao todo, 103 alunos foram certificados após aprenderem sobre café, empreendedorismo e carreira.
“Eu estou bem feliz. Não conhecia nada de café e agora me interessei muito. Gostei de aprender sobre diversidade do café e torrefação. Não conhecia tanto, somente o comum que a gente faz em casa. Agora planejo fazer mais cursos na área, aprender mais e, quem sabe, até abrir meu próprio negócio”, disse o formando Matheus Oliveira, que é auxiliar de cozinha e futuro barista.
Ainda sobre o evento, os formandos puderam fazer conexões e integrar com baristas profissionais, influenciadores, parceiros e representantes de marcas da Nestlé. Participaram de uma experiência de análise sensorial, que premiou aqueles que estavam com o paladar mais apurado para o café, assistiram de perto uma demonstração das máquinas profissionais NESCAFE e ainda disputaram um campeonato de latte art, uma técnica de fazer desenhos nas bebidas preparadas com café e leite – que também rendeu prêmios aos vencedores.
Teoria e prática: o que se aprende no programa
O programa é realizado em duas etapas. Na primeira, todo o conteúdo é teórico e trabalhado à distância. Neste curso de barista gratuito, os alunos aprendem tudo sobre o universo de cafés, desde como funciona o cultivo até as formas de processamento, análises sensoriais e classificação dos grãos.
Além disso, também puderam saber mais sobre o cenário do mercado brasileiro de cafés, as principais atribuições de um barista, os tipos de produtos para trabalhar, dicas de empreendedorismo, com histórias de donos de cafeterias que empreendem com café das mais diversas formas, sem contar as ações práticas de desenvolvimento de carreira.
“Aprenderam como poderiam fortalecer suas habilidades próprias, desenvolver a parte comportamental, e também coisas mais práticas para buscar oportunidades: como preparar um currículo, se aplicar para vagas e se apresentar em entrevistas de emprego”, disse Fernanda Arantes, gerente de marketing de cafés de Nestlé Professional. “O grande foco é o café, mas entendemos que essa parte de desenvolvimento de carreira é muito importante também”, completou.
Já na segunda segunda fase, 15 alunos foram selecionados para viver, presencialmente, uma imersão prática do mundo do barismo, na qual aprendem a manusear as máquinas e até fazer latte art.
‘Hoje eu sou barista da minha cafeteria’, diz ex-aluna
Letícia e Tamires são ex-alunas do programa Futuros Baristas. Elas participaram da primeira edição do curso e, juntas, são donas de uma cafeteria localizada na comunidade de Paraisópolis.
A dupla recordou as dificuldades do início da vida empreendedora. Elas abriram a cafeteria durante a pandemia, e graças ao curso de baristas puderam inovar, gerenciar o negócio e ainda ter prazer em fazer café.
“Hoje, para mim, o café é algo que me inspira. Eu pego e já quero fazer um latte art”, disse Tamires.
Como participar do Nestlé Futuros Baristas
Para participar do programa, é necessário ficar atento aos canais de divulgação das instituições parceiras: SENAC, Instituto João Clemente, Rappi, Emprega Comunidades, Grupo Mulheres do Brasil, DaVinci Gourmet e Nespresso, além das redes sociais de Nestlé Professional. Basta preencher o formulário de inscrição.
É necessário, também, ficar atento a alguns critérios de inscrição como idade, de 18 a 29 anos, e a renda familiar.
Emprega Comunidades, o LinkedIn da Favela
Emprega Comunidades é um negócio de impacto social, que conecta empresas com candidatos que estão desempregados nas periferias. Um dos serviços oferecidos é o incentivo à capacitação profissional, e a parceria com Nestlé Professional no programa Futuros Baristas foi efetiva para recrutar mais jovens interessados em desenvolver suas carreiras.
“Trabalhamos não só a questão da empregabilidade como também a capacitação profissional. Sabemos que existem vagas no mercado de trabalho e faltam pessoas preparadas para assumir algumas frentes. Vemos aqui uma oportunidade para que eles possam adquirir o conhecimento e estar mais preparados para os desafios do mercado”, disse Rejane Santos, fundadora do Emprega Comunidades.
Nestlé tem o desafio de impactar mais de 500 mil jovens no Brasil
A Nestlé promove uma série de programas sociais em todo mundo. Ao todo, mais de 5 milhões de jovens foram impactados no planeta, sendo metade na América Latina. Só no Brasil, o número ultrapassa a casa dos 300 mil nos últimos três anos, e a meta da empresa é de alcançar 500 mil jovens impactados com ações sociais até 2025.
Pensando em além de promover ações de capacitação para o mercado de trabalho, a Nestlé desenvolveu a plataforma Conecta Hub. Ela permite que jovens participantes dos programas de formação da maior indústria de alimentos e bebidas do mundo se conectem com mais de 70 empresas presentes em sua rede de apoio e tenham a oportunidade de impulsionar suas carreiras.
Não é só para quem tem interesse por cafés. A plataforma reúne jovens culinaristas, veterinários, pecuaristas, nutricionistas, entre muitas outras especialidades, em seu banco de talentos e conecta às empresas com vagas abertas. Todos os formandos do Futuros Baristas já foram pré-cadastrados.